Esta exposição retrospetiva mostra que a exploração da psique e do inconsciente tem sido um fio condutor da produção de Luís Miguel de Matos. Em várias obras, Matos busca representar as camadas mais profundas da mente humana, questionando a relação entre a consciência e o inconsciente, e como essas dimensões se manifestam no comportamento, nas emoções e nas nossas interações com o mundo. A presença de arquétipos e símbolos emerge como uma ferramenta crucial para a reflexão sobre a nossa psique coletiva e individual. Os arquétipos, como padrões universais de comportamento e pensamento, surgem frequentemente nas suas obras como representações de forças que nos moldam e nos guiam, mas também nos limitam.

A performance virtual e os jogos de computador são outras áreas de investigação no trabalho de Luís Miguel de Matos. O artista se interessa pela forma como as novas tecnologias moldam a experiência humana, transformando a nossa percepção de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Em sua prática, ele busca refletir sobre a realidade digital, a imersão no ciberespaço e o impacto das tecnologias digitais na nossa psique, nas nossas relações sociais e na nossa representação, e na construção da nossa identidade.

Uma outra dimensão presente na obra de Matos é a relação entre o corpo e a cidade, uma investigação que se concretiza através da pesquisa sobre o parkour, uma disciplina que transforma a cidade em um espaço de possibilidades e desafios. O parkour, ao explorar os limites do corpo humano em interação com a arquitetura urbana, serve como uma metáfora para as limitações e as liberdades do ser humano na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o corpo torna-se uma ferramenta de resistência, uma forma de desafiar a rigidez das normas e a homogeneização dos espaços urbanos. A cidade, por sua vez, deixa de ser apenas um cenário físico e torna-se um lugar simbólico, um reflexo das tensões sociais, culturais e pessoais que o indivíduo enfrenta.

No contexto da nova série de trabalhos "Sonhos e Malandrices", Matos apresenta uma abordagem profundamente pessoal e introspectiva. A pandemia e o isolamento social que marcaram os últimos anos tiveram um impacto significativo na sua prática artística. O artista observa que, após esse período de reclusão, os seus sonhos tornaram-se mais vívidos, dando-lhe um novo ponto de partida para a sua produção. A série de desenhos que agora apresenta é resultado desse processo de investigação das imagens oníricas e da tentativa de entender o conteúdo simbólico que emerge desses sonhos.

Esses desenhos surgem como uma espécie de diagrama psíquico, registros gráficos das imagens e símbolos que o artista captura dos seus sonhos logo após acordar. Cada desenho é uma tentativa de externalizar o que muitas vezes permanece intangível e enigmático no inconsciente. A série reflete sobre os processos de construção da psique humana, da relação entre as figuras e forças que habitam o inconsciente até as dinâmicas de desejos, traumas e memórias que se misturam no campo onírico.

No entanto, os temas tratados por Matos vão além da exploração do inconsciente individual. Ele também reflete sobre questões sociais e políticas que ocupam a sua mente, mas que escapam à sua plena compreensão, tal como os próprios sonhos. Entre esses temas estão a exploração excessiva dos recursos naturais e preocupações ambientais, um alerta sobre as consequências da destruição do meio ambiente e da nossa desconexão com a natureza. O artista também aborda a história e a resistência dos povos nativos das Américas, examinando a relação com o capitalismo expansivo e as estruturas de poder que dominaram e continuam a dominar essas culturas.

Além disso, Matos explora hierarquias de poder e relações institucionais, refletindo sobre o papel do indivíduo dentro de sistemas sociais e políticos que muitas vezes o oprimem e o marginalizam. Através dessa complexa teia de temas, o artista convida o espectador a questionar não apenas os seus próprios processos psíquicos e emocionais, mas também o contexto social e político que molda a nossa compreensão do mundo.

A abordagem de Matos sobre os sonhos vai além da psicologia. Embora ele se inspire na psicologia junguiana para compreender os símbolos e arquétipos que surgem em seus sonhos, ele vê o sonho como uma revelação mística, um portal para o transcendente que se alinha com algumas tradições xamânicas. Nesse sentido, os sonhos não são apenas uma projeção dos conteúdos inconscientes, mas também uma forma de conexão com o sagrado e o divino. Para Matos, os sonhos são uma linguagem simbólica que abre caminho para uma experiência direta do mistério e da transcendência, permitindo o contato com forças superiores que moldam o destino humano.

A exposição "Sonhos e Malandrices" oferece, assim, uma reflexão profunda sobre as intersecções entre a psique humana, o inconsciente coletivo, a sociedade e o ambiente natural. Ao explorar o campo dos sonhos, das imagens oníricas, da simbologia, e das questões sociais e ambientais, o artista cria um espaço de contemplação que transcende o pessoal e o político, o material e o espiritual. Ele nos convida a olhar para os nossos próprios processos internos e a enfrentar, com coragem e lucidez, as imagens e os símbolos que emergem do nosso inconsciente, ao mesmo tempo que nos desafia a refletir sobre o papel que desempenhamos no mundo e no futuro coletivo.

Assim, a exposição torna-se um convite à exploração não só do inconsciente individual, mas também do inconsciente coletivo, proporcionando uma experiência que é, ao mesmo tempo, pessoal, política e espiritualmente transformadora.

English version:

This retrospective exhibition shows that the exploration of the psyche and the unconscious has been a guiding thread in the work of Luís Miguel de Matos. In several pieces, Matos seeks to represent the deeper layers of the human mind, questioning the relationship between consciousness and the unconscious, and how these dimensions manifest in behavior, emotions, and our interactions with the world. The presence of archetypes and symbols emerges as a crucial tool for reflecting on our collective and individual psyche. Archetypes, as universal patterns of behavior and thought, often appear in his works as representations of forces that shape and guide us, but also limit us.

Virtual performance and computer games are other areas of investigation in Luís Miguel de Matos' work. The artist is interested in how new technologies shape the human experience, transforming our perception of ourselves and the world around us. In his practice, he seeks to reflect on digital reality, immersion in cyberspace, and the impact of digital technologies on our psyche, social relationships, self-representation, and identity construction.

Another dimension present in Matos' work is the relationship between the body and the city, an investigation that is materialized through research into parkour, a discipline that transforms the city into a space of possibilities and challenges. Parkour, by exploring the limits of the human body in interaction with urban architecture, serves as a metaphor for the limitations and freedoms of human beings in contemporary society. In this context, the body becomes a tool of resistance, a way to challenge the rigidity of norms and the homogenization of urban spaces. The city, in turn, ceases to be just a physical setting and becomes a symbolic place, a reflection of the social, cultural, and personal tensions that the individual faces.

In the context of the new series of works "Dreams and Trickery", Matos presents a deeply personal and introspective approach. The pandemic and the social isolation that marked the last few years had a significant impact on his artistic practice. The artist observes that after this period of seclusion, his dreams became more vivid, giving him a new starting point for his work. The series of drawings he now presents is the result of this process of investigating dream images and trying to understand the symbolic content that emerges from these dreams.

These drawings emerge as a kind of psychic diagram, graphic records of the images and symbols the artist captures from his dreams shortly after waking up. Each drawing is an attempt to externalize what often remains intangible and enigmatic in the unconscious. The series reflects on the processes of building the human psyche, from the relationship between the figures and forces that inhabit the unconscious to the dynamics of desires, traumas, and memories that mix in the dream field.

However, the themes addressed by Matos go beyond the exploration of the individual unconscious. He also reflects on social and political issues that occupy his mind but escape his full understanding, much like dreams themselves. Among these themes are the overexploitation of natural resources and environmental concerns, a warning about the consequences of environmental destruction and our disconnection from nature. The artist also addresses the history and resistance of the indigenous peoples of the Americas, examining their relationship with expansive capitalism and the power structures that have dominated and continue to dominate these cultures.

Moreover, Matos explores power hierarchies and institutional relations, reflecting on the role of the individual within social and political systems that often oppress and marginalize them. Through this complex web of themes, the artist invites the viewer to question not only their own psychic and emotional processes but also the social and political context that shapes our understanding of the world.

Matos' approach to dreams goes beyond psychology. While he is inspired by Jungian psychology to understand the symbols and archetypes that emerge in his dreams, he also sees dreams as a mystical revelation, a portal to the transcendent that aligns with some shamanic traditions. In this sense, dreams are not only a projection of unconscious content, but also a form of connection with the sacred and the divine. For Matos, dreams are a symbolic language that paves the way for a direct experience of mystery and transcendence, allowing contact with higher forces that shape human destiny.

The exhibition "Dreams and Trickery" thus offers a deep reflection on the intersections between the human psyche, the collective unconscious, society, and the natural environment. By exploring the realm of dreams, dream images, symbolism, and social and environmental issues, the artist creates a space for contemplation that transcends the personal and political, the material and the spiritual. He invites us to look at our own internal processes and to confront, with courage and clarity, the images and symbols that emerge from our unconscious, while also challenging us to reflect on the role we play in the world and in the collective future.

Thus, the exhibition becomes an invitation to explore not only the individual unconscious but also the collective unconscious, providing an experience that is simultaneously personal, political, and spiritually transformative.

Anamnese "A coragem para participar enquanto mantenho a minha individualidade como solução para a ansiedade."

Ao estar presente na minha primeira exposição retrospectiva individual, cheguei à compreensão de que tenho explorado soluções para ansiedades existenciais, morais e espirituais.

A ansiedade existencial, o medo abrangente da morte e do niilismo num mundo vasto e indiferente, encontra a sua solução corajosa na figura do Cavaleiro da Fé, conforme descrito por Kierkegaard. O salto inabalável do Cavaleiro para o desconhecido — um ato de fé apesar da incerteza — encarna a coragem de enfrentar o vazio existencial com crença, escolhendo viver plenamente perante a absurdidade inerente da vida. Este salto não é uma negação do medo, mas antes uma aceitação dele, reconhecendo que o significado não é dado, mas escolhido.

A ansiedade moral, a tensão entre a identidade pessoal e o julgamento social, é abordada através das figuras do Bardo — o espaço liminar entre a vida e a morte no budismo tibetano. À medida que a alma atravessa o Bardo, ela encontra uma série de figuras, causando angústia ou apontando para a iluminação. A solução corajosa aqui não é uma simples evitação dessas figuras, mas uma navegação ativa através delas, confrontando as próprias escolhas sem fugir das consequências. Cada figura torna-se uma oportunidade de crescimento e transformação, enquanto a alma enfrenta os seus próprios dilemas éticos na busca pela libertação.

Por fim, a ansiedade espiritual, o profundo anseio por conexão com o divino, é personificada nas visões místicas de William Blake e no conceito persa de amor. A poesia de Blake fala de um profundo anseio por união espiritual, onde a alma anseia não apenas pela realização pessoal, mas pela comunhão com a verdade divina. Da mesma forma, na poesia persa antiga, o amor é visto como o anseio supremo pelo divino — uma atração por algo transcendente que não pode ser completamente compreendido. Este anseio, embora uma fonte de ansiedade espiritual, é também um ato corajoso de entrega. Ele impele o buscador a transcender o mundo material, a perseguir o divino com paixão e devoção, mesmo face ao desconhecido. Em ambas as tradições, este anseio torna-se o antídoto para o desespero espiritual, uma força que transforma a ansiedade numa busca profunda e duradoura pela união divina.

English version:

Anamnesis "The courage to participate while maintaining my individuality as a solution to anxiety"

By being present at my first solo retrospective exhibition, I came to the understanding that I have been exploring solutions to existential, moral, and spiritual anxieties.

Existential anxiety, the pervasive fear of death and meaninglessness in a vast and indifferent world, finds its courageous solution in the figure of the Knight of Faith, as described by Kierkegaard. The Knight’s unwavering leap into the unknown—an act of faith despite uncertainty—embodies the courage to face the existential void with belief, choosing to live fully in the face of life's inherent absurdity. This leap is not a denial of fear, but rather an embrace of it, acknowledging that meaning is not given but chosen.

Moral anxiety, the tension between personal identity and social judgement, is addressed through the figures of the Bardo—the liminal space between life and death in Tibetan Buddhism. As the soul crosses the Bardo, It faces a range of figures, causing distress or pointing to enlightenment. The courageous solution here is not a simple avoidance of these figures, but an active navigation through them, confronting one’s own choices without fleeing from the consequences. Each figure becomes an opportunity for growth and transformation, as the soul faces its own ethical dilemmas in the quest for liberation.

Lastly, spiritual anxiety, the deep yearning for connection with the divine, is embodied in the mystical visions of William Blake and the Persian concept of love. Blake’s poetry speaks of a profound longing for spiritual union, where the soul yearns not just for personal fulfillment, but for communion with the divine truth. Similarly, in ancient Persian poetry, love is seen as the ultimate yearning for the divine—a pull toward something transcendent that cannot be fully grasped. This longing, though a source of spiritual anxiety, is also a courageous act of surrender. It compels the seeker to transcend the material world, to pursue the divine with passion and devotion, even in the face of the unknowable. In both traditions, this yearning becomes the antidote to spiritual despair, a force that transforms anxiety into a profound, enduring pursuit of divine union.

Conclusão

A semiótica de Umberto Eco e os arquétipos de Carl Jung sugerem que tanto a memória pessoal como a colectiva moldam a forma como interpretamos o mundo através de símbolos. Os arquétipos oferecem uma linguagem universal da experiência humana, enquanto a semiótica proporciona um método para decodificar e compreender como esses símbolos são transmitidos e transformados através das culturas e do tempo.

.

Conclusion

Umberto Eco’s semiotics and Carl Jung’s archetypes suggest that both personal and collective memory shape how we interpret the world through symbols. Archetypes provide a universal language of human experience, while semiotics offers a method to decode and understand how these symbols are transmitted and transformed across cultures and time.